FORGEP - CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

 

Objectivos – competências gerais

Este curso tem como objectivo principal proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções de dirigentes, assentes numa cultura de Administração Pública profissional e tecnologicamente avançada, de forma a favorecer a qualidade dos serviços públicos prestados e aprofundar as capacidades técnicas dos dirigentes de cargos intermédios, potenciadoras de uma liderança mobilizadora de uma moderna gestão pública1. O curso proposto visa dotar os destinatários com competências específicas que, para além de uma valorização pessoal, lhes permita:

 

» expandir capacidades para desenvolver e utilizar conhecimentos actualizados, conceitos e formas operacionais no exercício profissional no âmbito da gestão pública;

 

» aplicar esses conhecimentos e essa compreensão de modo a que se evidencie uma

abordagem profissional na área da administração pública e expresse competências para argumentar e resolver problemas nesta área;

 

» desenvolver competências que permita ampliar a base de conhecimentos, sustentando um processo de aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia;



Destinatários

Titulares de cargos de direcção intermédia da administração pública central2.

Candidaturas

Os participantes são seleccionados por ordem de entrada dos respectivos boletins de inscrição, conforme estipulado na alínea c), do n.º 4 do Anexo II, da Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril de 2011.

 

Vagas

40 (quarenta). Realização do curso condicionada ao número mínimo de alunos inscritos.

Duração e funcionamento do curso

» 120 horas de carácter presencial

» 60 horas em sistema de e –Learning.

 

O curso tem a duração de 10 semanas, sendo:

» 9 semanas dedicadas ao ensino das matérias do curso;

» a última semana destinada a avaliação dos conhecimentos adquiridos.

 

Calendário: outubro (a definir)


Horário3: Pós-laboral (Terças, Quartas e Quintas-feiras: 18:00 – 22:00).


Aos formandos é concedida a possibilidade de frequência dos Seminários do Curso de Alta Direcção em Administração Pública (CADAP).

A formação decorre em b-Learning (blended-Learning), ou seja, uma combinação do ensino e aprendizagem presencial com o ensino e-Learning. Esta opção constitui uma solução pedagógica ajustada ao contexto de predominância das tecnologias de informação e comunicação, permitindo ao participante, através da plataforma tecnológica que suporta o sistema:


» aceder a todos os conteúdos de suporte à aprendizagem;
» integrar (ou constituir) comunidades virtuais (e-groups);
» obter informações relevantes ao funcionamento do curso;


Propinas:

 

O valor da propina é € 1.350.00 (podendo ser paga em prestações)


Estrutura do Curso


Unidades Curriculares

Conteúdos temáticos

Coordenador

Horas

ECTS

1. Instrumentos e técnicas de gestão

Gestão das organizações públicas (gestão por objectivos e avaliação do desempenho);

José Azevedo Rodrigues

36

3

Avaliação, prospectiva ?, planeamento e gestão estratégica;
Gestão de recursos humanos; Gestão de recursos financeiros; Logística;
Gestão pública e accountability;Liderança, negociação e gestão de conflitos;

2. Ética e Administração

Ética do serviço público;
Juan Mozzicafreddo

14

1.5

Política de igualdade de género; Políticas de inclusão;

3. Direito da administração pública

Contratação pública;Regime dos trabalhadores da administração pública

João Salis Gomes

14

1.5

4. Sistemas e tecnologias da informação

Gestão de informação e do conhecimento e administração Electrónica;

Henrique O’Neill

14

1.5

5. Modernização e inovação

Qualidade, Inovação, Modernização;

Serviços partilhados- (GeRFIP, GeRHuP, GeADAP);

Comunicação e simplificação da linguagem administrativa;

José Azevedo Rodrigues

14

1.5

6. Informação e Comunicação

Simplificação de processos

João Salis Gomes

 

14

1.5

Marketing público

7. Internacionalização
 e desenvolvimento

Internacionalização e assuntos comunitários
Emanuel Leão

14

1.5

Métodos quantitativos;

Desenvolvimento e políticas Ambientais

Total

120

12

 

Sistema de avaliação e aproveitamento dos formandos

No seguimento do estabelecido no n.º 5 do Anexo II da Portaria n.º 146/2011, o sistema de avaliação e aproveitamento dos formandos visa apreciar de forma quantitativa os conhecimentos adquiridos pelos formandos relativamente à matéria dos grupos disciplinares e deverá respeitar os seguintes princípios:

1. Cada participante está sujeito a avaliação, traduzida numa classificação na escala de 0 a 20 valores;

2. A avaliação reveste a forma de um trabalho individual ou de grupo e de um teste escrito. Cada um destes momentos de avaliação tem um peso de 50% da avaliação final:

3. Aos participantes com classificação não inferior a 10 e taxa de assiduidade não inferior a 80% é emitido um certificado com a menção de aproveitamento e respectiva classificação.



Corpo docente


O corpo docente dos cursos propostos é constituído, maioritariamente, por professores do ISCTE, contando, ainda, com docentes e especialistas de outras instituições e organismos. A lista nominal dos docentes consta na página "Corpo Docente".

 

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1 Estes objectivos decorrem dos princípios estabelecidos pela Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril, que regulamenta a Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto.
2 Cf. Artigo 2º, da Lei 51/2005, de 30 de Agosto.
3 Incluindo uma semana final de avaliações.